quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Aventuras de Ciências

No mês de Maio foi ministrada aos alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos uma aula dinâmica com um dos kits “Aventuras na Ciência”, proporcionado pelo Governo Federal através do Ministério da Educação, sobre astronomia.



Os alunos aprenderam sobre os primeiros cientistas a estudarem o universo e sobre os objetos que o compõe, dentre eles Vênus cujas fases foram descritas por Galileu comprovando a teoria de Copérnico sobre o heliocentrismo. Galileu também observou muitas estrelas, as crateras da lua, os satélites de Júpiter e orelhas de Saturno. Tais observações só foram possíveis porque ele aprimorou um objeto que aproximava objetos distantes – o telescópio.



Através do galileoscópio os alunos puderam sentir a dificuldade dos estudos de Galileu ao observar a mesma visão que galileu teve através de sua luneta.


Com uma objetiva de 50 mm e uma distância focal de 500 mm, o Galileoscópio possui duas lentes e permite aumentos de entre 25 vezes e 50 vezes, tendo ainda a possibilidade de ser utilizado em conjunto com uma máquina fotográfica.



O objetivo do kit Aventuras na Ciência é estimular a curiosidade inata do aluno e recuperar o prazer de descobrir o porque das coisas, usando recursos individuais para experimentação, gerando pequenos laboratórios caseiros.

Aos que quiserem relembrar da nossa aula segue os conteúdos:

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Oficina de plantas medicinais

Os alunos que participaram da oficina de plantas medicinais, ministrada por alunas do Pibid de Biologia da UEM, tiveram a oportunidade de aprender a identificar algumas das plantas mais usadas na fitoterapia.

Os alunos puderam compreender as vantagens do uso das plantas no tratamento de doenças, mas também foram alertados dos riscos de um uso inadequado das mesmas.

Quem participou dessa oficina pôde levar pra casa creme condicionador de Babosa, vela de Citronela, e pôde provar o xarope de erva-doce, além de alguns chás.

Confecção de velas de citronela (planta frequentemente usada como repelente):


Preparo de xarope de erva-doce:



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Oficina sobre os Trangênicos

          Nos dias 12 e 13 de Agosto, os alunos do Pibid de Biologia ministraram oficinas sobre os Trangênicos.
               A presente oficina tratou da construção de um novo olhar para os transgênicos, já que eles estão tão presentes no nosso dia-a-dia. A oficina durou uma manhã toda, e dispôs de várias atividades práticas para um melhor entendimento dos alunos, são elas:

Como identificar um alimento transgênicos?





Prática de separação dos rótulos de alimentos em transgênicos e não transgênicos

Como as 2 cadeias de nucleotídeos da molécula de DNA estão ligadas entre si?


Prática da montagem de uma molécula de DNA

Quando um alimento trangênico surgiu pela primeira vez?



Parte teórica sobre o Histórico dos alimentos transgênicos
Como ocorre a formação de um alimento transgênicos?

Prática para a “ criação de um alimento transgênico”


Qual a vantagem e desvantagem de um alimento transgênicos?


Discussão sobre os malefícios e benefícios de se utilizar alimentos geneticmanete modificados