Na abordagem do conteúdo de Reprodução, ao refletirmos sobre essa "simples" pergunta -que de simples só tem a aparência- “de
onde viemos?”, pode-se obter reflexões complexas acerca do momento em que a vida se origina.
Analisando a figura acima, você pode responder o que elas têm em comum?
Já pensou?
Bom, se repararmos bem, ela é composta por várias figuras que representam diferentes formas de vidas: protozoários, cnidários, planárias e fungos. Reparou bem que todos estavam no plural, não é mesmo?! Esta imagem representa a reprodução destes seres descritos! E como eles estão se reproduzindo? Na biologia é comum estudarmos os tipos de reprodução -você deve estar pensando: como se não bastasse um processo complexo para a geração de um indivíduo, temos mais de um tipo! Mas é exatamente isso, temos alguns tipos- aqui por exemplo, nesta figura, todos os seres estão se reproduzindo assexuadamente.
- Ok, mas e o que a reprodução assexuada significa? Ela acontece na ausência de sexo, é isso?
Não é bem assim... quando tratamos de reprodução assexuada, devemos nos lembrar que todos os seres possuem dentro de sua célula, ou de cada célula do conjunto delas que o indivíduo é formado, uma carga genética (genoma), que ela pode estar encerrada em um núcleo ou não (como no caso de bactérias, ou células procariontes), e que quando gera-se um indivíduo cujo genoma permanece o mesmo de seu progenitor, nós estamos falando de reprodução assexuada.
- Logo, o que pode-se concluir?
A reprodução assexuada, é toda aquela em que não ocorre trocas gaméticas, deste modo, a prole possui seu genoma idêntico ao progenitor, não ocorrendo assim a variabilidade genética. Isso mesmo, não ocorre a variabilidade genética. Então, um paramécio (protozoário) a partir da reprodução assexuada, é responsável por originar uma população de paramécios que são genéticamente idênticos! Mas o que isso pode implicar? Quando temos uma população em que não ocorre a variabilidade genética, esta se sujeita à diminuição da população, ou até mesmo a sua extinção quando ocorre, por exemplo, uma variação climática, do pH do meio em que vivem, da composição quimica dos alimentos, que estas variações quando drásticas para a manutenção da vida dos paramécios, eles não conseguem se adaptar à elas, e consequentemente, morrem. Exceto quando por algum motivo ocorre a mutação do genoma da prole, neste caso a prole não possui o genoma idêntico ao progenitor, e ela possivelmente poderá se adaptar às condições adversas do meio em que vive.
A figura acima representa o processo de reprodução assexuada denominado divisão binária, bipartição ou cissiparidade.
A figura acima representa o processo de reprodução assexuada denominado divisão binária, bipartição ou cissiparidade.
Processo que envolve a divisão mitótica de uma célula, gerando duas células geneticamente idênticas. Ocorre em protozoários e bactérias.
A reprodução assexuada por brotamento ou gemiparidade, é compreendida pelo desenvolvimento de um broto em um indivíduo que se desprende passando a ter uma vida independente do progenitor. Ambos os organismos possuem o mesmo genótipo. Esse tipo de reprodução é comum em hidras (cnidários), esponjas e até em certas plantas.

A esporulação ocorre quando os organismos produtores de esporos (de maneira assexuada, através de mitoses e/ou meioses) liberam eles no ambiente para que em condiçoes favoraveis, esses esporos se desenvolvam em um novo indivíduo idêntico ao progenitor. Esse tipo de reproduçao é comum em bactérias, fungos e algas.
Todo
o diálogo realizado aqui sobre a reprodução assexuda, dele pode-se concluir que
apesar de não ocorrer a variabilidade genética, é um mecanismo eficiente de
propagação da espécie, pois até hoje encontra-se diversidades de bactérias, de
fungos, entre outros indivíduos que utilizam apenas este mecanismo de
reprodução. Embora tenha sido a primeira forma de reprodução no decorrer do
desenvolvimento do nosso planeta, hoje sabemos que além da reprodução
assexuada, temos a sexuada que é comumente em mamíferos, répteis, anfíbios,
peixes, incluindo os microorganismos, e que será discutida no próximo post.
Trabalhando o conhecimento!
Que tal exercitar um pouco o conteúdo que foi discutido?
ASSINALE (V) VERDADEIRO OU (F) FALSO QUANTO Á REPRODUÇÃO.
Trabalhando o conhecimento!
Que tal exercitar um pouco o conteúdo que foi discutido?
ASSINALE (V) VERDADEIRO OU (F) FALSO QUANTO Á REPRODUÇÃO.