terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Educação Ambiental no Parque do Ingá

A sequência didática (SD) intitulada – Educação Ambiental no Parque do Ingá , foi realizada pela segunda vez, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, no segundo semestre de 2013, na turma do 2oA. Com objetivo de sensibilizar os alunos a prática de atividades que contribua para a conservação ambiental, trabalhamos com conceitos de ecologia, leis ambientais e botânica.

A SD foi usada também para promover a interdisciplinaridade, entre a matéria de Biologia e Produção de texto, em que os alunos tiveram que desenvolver dissertações sobre a Biologia da conservação.
A disciplina de Biologia, esta entre as disciplinas mais complicadas, por conta da quantidade de nomes científicos. Para mudar essa metodologia, preparamos “O Bingo da Botânica”, para que assim, os alunos conseguissem de uma forma divertida, aprender botânica.


Aulas práticas com flores, folha e semente, microscópios, modelos didáticos e ida ao Paraná Digital, fizeram parte desta sequência, auxiliando na formação do conceito científico.
Na penúltima aula dada, levamos os alunos ao Parque do Ingá. Com o auxílio de um monitor do Parque, os bolsistas do PIBID e da professora Cibele, os alunos puderam relacionar o conteúdo trabalhado em sala com os vistos no Parque.





Uma amostra de água do lago foi retirada, para que no último dia da sequência essa água fosse analisada no laboratório do colégio Gerardo Braga. A
A sequencia teve como objetivo motivar os alunos com relação as aulas de Biologia, superando a fragmentação dos conteúdos que os professores no ensino médio trazem. Também promovem uma mudança de valores e uma postura em relação à natureza. Além disso, a saída de campo é uma metodologia que auxilia na construção dos conhecimentos científicos relacionados ao meio ambiente. As saídas de campo facilitam a interação dos alunos com o meio ambiente, além de estreitar as relações entre aluno/professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário