A
sequência "Educação Ambiental no Parque do Ingá" surgiu da
necessidade de se consolidar uma cultura de relação equilibrada entre alunos e
natureza.
Nos
meses de Abril, Maio e Junho, os Pibidianos de Biologia, Eliezer e Lívia deram
início a sequência didática: Educação
Ambiental no Parque do Ingá, para os
alunos do 2ºC da Professora Cibele Franzoi. Nessa sequência foram abordados
diversos temas, como: Histórico do Parque do Ingá, Leis Ambientais, Evolução, Ecologia,
Zoologia e principalmente a Botânica, todos os conteúdos foram trabalhados
antes da visita ao Parque do Ingá.
Para melhor assimilação do
conteúdo estudado, os alunos produziram cartazes de conscientização Ambiental,
para a preservação de remanescentes florestais, pois, como aprenderam em sala,
o Parque é considerado uma unidade de conservação da Mata Atlântica. Esses cartazes
serão colados no Parque para que a população leiga seja sensibilizada a
respeito desse tema. Além disso, os alunos resolveram algumas listas de
exercícios que caíram no ENEM e alguns vestibulares do país, sobre os assuntos
abordados.
A
visita ao Parque foi o desfecho dessa sequência. Os alunos com auxílios dos
bolsistas Pibid e da professora Cibele, puderam relacionar o conteúdo e
conceitos científicos trabalhado em sala de aula com os visto no Parque. Uma
amostra de água do lago foi retirada, para que no último dia da sequência essa
água fosse analisada pelos alunos em laboratório a fim de conhecer a microfauna
presente no lago.
A presente sequência didática
teve como finalidade fornecer o aporte teórico para que cada aluno reconstrua
seu conhecimento a fim de discutir sobre preservação/degradação ambiental, suas
causas e efeitos, contribui para conhecer os principais grupos de plantas e
animais presentes no Parque do Ingá além de instigar o espírito científico com
coletas e análise de dados em laboratório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário