quarta-feira, 19 de junho de 2013

Educação Ambiental no Parque do Ingá

A sequência "Educação Ambiental no Parque do Ingá" surgiu da necessidade de se consolidar uma cultura de relação equilibrada entre alunos e natureza.

Nos meses de Abril, Maio e Junho, os Pibidianos de Biologia, Eliezer e Lívia deram início a sequência didática: Educação Ambiental no Parque do Ingá,  para os alunos do 2ºC da Professora Cibele Franzoi. Nessa sequência foram abordados diversos temas, como: Histórico do Parque do Ingá, Leis Ambientais, Evolução, Ecologia, Zoologia e principalmente a Botânica, todos os conteúdos foram trabalhados antes da visita ao Parque do Ingá.


 Para melhor assimilação do conteúdo estudado, os alunos produziram cartazes de conscientização Ambiental, para a preservação de remanescentes florestais, pois, como aprenderam em sala, o Parque é considerado uma unidade de conservação da Mata Atlântica. Esses cartazes serão colados no Parque para que a população leiga seja sensibilizada a respeito desse tema. Além disso, os alunos resolveram algumas listas de exercícios que caíram no ENEM e alguns vestibulares do país, sobre os assuntos abordados.


A visita ao Parque foi o desfecho dessa sequência. Os alunos com auxílios dos bolsistas Pibid e da professora Cibele, puderam relacionar o conteúdo e conceitos científicos trabalhado em sala de aula com os visto no Parque. Uma amostra de água do lago foi retirada, para que no último dia da sequência essa água fosse analisada pelos alunos em laboratório a fim de conhecer a microfauna presente no lago.



A presente sequência didática teve como finalidade fornecer o aporte teórico para que cada aluno reconstrua seu conhecimento a fim de discutir sobre preservação/degradação ambiental, suas causas e efeitos, contribui para conhecer os principais grupos de plantas e animais presentes no Parque do Ingá além de instigar o espírito científico com coletas e análise de dados em laboratório.


           De modo geral, a sequência didática proporcionou tanto para os acadêmicos bolsistas quanto aos alunos do 2ºC, a oportunidade de mudança, seja no aumento das possibilidades de compreensão ou interação aluno-professor, ou na elaboração de estratégias e recursos didáticos para a sua aplicação em sala de aula, visando estabelecer, em sua maioria, a teoria com a prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário