quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sangue, qual é o seu?

                 
                          Durante o primeiro semestre letivo de 2013, os acadêmicos bolsistas do PIBID assumiram as aulas de Biologia do 3ºA da Professora Cibele Franzoi para ministrar a sequência didática Sangue, qual é o seu?
                         No período compreendido pelos meses de Abril, Maio e Junho foi possível trabalhar o conteúdo relacionado ao tecido sanguíneo (sistema cardiovascular, linfático, genética da tipagem sanguínea), trazendo contextos da realidade dos alunos e do ambiente social os quais vivem.

                   Temáticas como leucemia, hemofilia, acidentes e pronto atendimento, infecções, drenagem linfática, vacinação e entre outros corelacionados, foram abordados durante as aulas para promover o interesse do alunado com o conteúdo, que de forma dialogada foi exposto sempre visando a implementação de estratégias didáticas que promovessem a dinâmica no processo de ensino e aprendizagem.

               
                O alunado participou de produções didáticas como, por exemplo, paródias, contos, poemas, teatros, coreografias, quais foram apresentados em sala de aula e registrados. A produção dos alunos esteve vinculado à revisão de bibiografia e do conteúdo trabalhado pelos acadêmicos bolsistas, para facilitar a assimilação dos conceitos.



                     Aulas práticas com peças anatômicas, microscópios e modelos didáticos fizeram parte desta sequência, uma vez que esta quando bem conduzida, elas auxiliam no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.




          De modo geral, a sequência didática proporcionou tanto para os acadêmicos bolsistas quanto aos alunos do 3ºA, a oportunidade de mudança, seja no aumento das possibilidades de compreensão ou interação aluno-professor, ou na elaboração de estratégias e recursos didáticos para a sua aplicação em sala de aula, visando estabelecer, em sua maioria, a teoria com a prática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário